segunda-feira, 30 de julho de 2012

Novas Oportunidades...

Como em tudo na vida, tenho dias...
Dias em que tudo faz sentido, dias em que me apetece bater a porta e mudar de vida...
Depois há momentos que confirmam o valor do que faço!
Esta semana, por exemplo, tem sido recheada de bons e genuínos momentos, que me provam o valor do trabalho que, a cada dia, a minha/nossa equipa leva a cabo (à semelhança de tantas outras pelo país... e que tantas outras equipas poderiam ainda estar a fazer, não fosse o actual Governo NÃO ACREDITAR no Programa Novas Oportunidades, apenas e só porque se trata de uma bandeira do Governo anterior!)
Não será longo o meu discurso, será apenas o momento de dizer a todos os que põem em causa o trabalho das equipas e o valor dos adultos que, dia a dia, lutam por ver reconhecidas as competências que foram adquirindo ao longo da sua vida, que este processo faz sentido e vale a pena! Sim, que é mesmo disso que se trata, e quem alguma vez se deu ao trabalho de ler as orientações técnicas, os referenciais de cada uma das áreas ou a Carta de Qualidade dos CNO's sabe disso!
Quem nunca leu ou quem nunca se deu ao trabalho de ler, porque assim é sempre mais fácil criticar, talvez devesse fazê-lo! Aprenderiam muita coisa e, quem sabe, deixariam de, como sabiamente o povo diz, FALAR de COR!
Dá trabalho ler toda essa documentação? Talvez...
Mas há outra forma de, DE VERDADE, essas almas iluminadas poderem fazer como S. Tomé e ver para crer: organizem trinta minutos do vosso tempo e assistam ao Júri de Certificação de um adulto... Vá. se quiserem compreender a essência do processo, se calhar multiplicam por seis e assistem a um Júri completo. Aí sim, vão poder falar com razão e depois da experiência! :) Engraçado como a palavra experiência soa bem e rima com competência!
Para nós, no nosso cantinho, a semana tem sido rica!
Nos júris, vemos adultos a quem foram reconhecidas as competências e a quem, muitas vezes, foi devolvido o amor-próprio e a vontade de voltar a fazer coisas! Sim, também é de estima que se trata e dedicação e trabalho e empenho e motivação e... tantas outras coisas!
Nos júris, vemos adultos e técnicos felizes: uns porque vêm, finalmente, reconhecida a sua vida, outros porque puderam participar nesse processo!
Um bem-haja a todos os que continuam a acreditar!
Eu continuo!

(escrito a 25 de Julho de 2012)

Sem comentários:

Enviar um comentário