segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Viajar, perder países...

Com uma chávena dé chá pousada ao meu lado, com um bloco de papel rabiscado há muito e com um lápis de carvão, dei por mim a pensar que, afinal, ainda não tinha procurado a definição de viajar... Decidi fazê-lo e... a desilusão foi enorme! Só encontrei umas breves linhas redutoras falando daquilo que, afinal, para o mundo, viajar significa.

verbo intransitivo
1.partir de um lugar para outro, relativamente afastado; deslocar-se para um local distante; andar em viagem
2.ter alucinações sob efeito de droga(s)

3.figurado divagar"
 
A primeria definição parece-me a mais limitadora de todas: "partir de um lugar para o outro, relativamente afastado"... E não pode ser de um lugar outro para o um? E não podem ser locais próximos? E não posso viajar sem sair do lugar?...
 
A segunda implica o uso de drogas, para então, aí sim, poder ter alcinações e, pelos vistos, viajar... Mas que viagem será essa? Uma viagem a um mundo onde sabemos não querer entrar? Quando não quero, não faço, Ponto.
 
A terceira é, sem dúvida, a que me parece, a mim, mente inconstante e desejosa de sempre saber e ter mais, aquela que é a definição mais aproximada da essência da viagem, mas que, mesmo assim, fica muito aquém do que poderá ser dito, pensado ou escrito.
 
Afinal, o que é viajar?
 
Resposta em breve, num próximo post!
 
Até lá,
Boas viagens!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário